6 dicas para elaborar um flyer que vende

Quer elaborar um flyer para divulgar seu produto, projeto, serviço ou evento?

Vale a pena considerar os benefícios que um flyer bem-feito é capaz de trazer para valorizar ainda mais sua ideia e atingir, em cheio, o seu público-alvo. Na linguagem publicitária, “flyer” é aquela peça gráfica impressa dos dois lados, feita com um papel especial e entregue em semáforos, shoppings, estacionamentos, lojas, restaurantes e boates.

Bom, você já está por dentro do que é um flyer, mas você sabe como fazer um que realmente chame a atenção e garanta que sua mensagem chegue corretamente a quem você espera? Para que o seu flyer não seja apenas mais um entre milhares, preparamos 6 dicas matadoras capaz de alavancar os resultados dos seus panfletos:

 

Seja objetivo

Antes de pensar em apresentar a sua demanda para um designer, você deve entregar o conteúdo pronto para ele elaborar um flyer, tendo em mente quais são seus principais objetivos. Desde informações básicas como data, local e preço, até as imagens mais apropriadas para o contexto. Trabalhe num slogan marcante, que possa ser lido e apreendido rapidamente pelo leitor. Entre o curto espaço de tempo existente entre conquistar o leitor logo de cara e aborrecê-lo com mais um material que ele terá que jogar no lixo, reside uma chamada criativa, que emocione, empolgue, faça rir, pensar ou refletir.

 

Aplique sempre o CRAP, os 4 princípios básicos do design

elaborar um flyer

As iniciais de CRAP significam: Contraste, Repetição, Alinhamento e Proximidade. A aplicação correta desses princípios entre os elementos visuais da peça (como fontes, imagens, marcas, etc), deixará a diagramação mais limpa, organizada e objetiva, sendo capaz de atrair o olhar com mais facilidade, além de passar a informação com mais rapidez. É natural que os flyers sejam lidos rapidamente, portanto, se o leitor ficar confuso ou se incomodar com a disposição de letras que escondem a imagem, por exemplo, sua peça não atingirá o objetivo e ainda corre o risco de parar no cesto de lixo mais próximo. A correta justaposição de texto e imagem são as chaves para que seu panfleto não perca efeito e você acabe no prejuízo.

 

Ao elaborar um flyer, fale a linguagem do seu público-alvo

Normalmente não é uma boa ideia distribuir um flyer que anuncia desconto para um show de rock na frente de uma igreja em plena missa de domingo, não acha? Assim como os pontos de distribuição dos flyers devem ser estrategicamente pensados conforme o público-alvo do anúncio, o conteúdo da peça deve prezar pela mesma linguagem. O uso de gírias pode ser bem-vindo em anúncios para jovens consumidores, mas talvez não seja compreendido por idosos, por exemplo. Mas a linguagem não se restringe ao texto, como também imagens e disposição dos elementos. Busque sempre saber qual a “cara” do seu público, o que está na moda, onde eles costumam ir, o que desejam, atualize-se!

 

Agregue valor

Você talvez se lembre de flyers bonitos e bem-acabados. Mas você certamente se lembrará de algum flyer que lhe prometeu (e cumpriu) algum benefício, como descontos e entrada gratuita mediante a apresentação dele. Elabore uma estratégia de marketing matadora que possibilite não só a divulgação da marca ou evento, mas também estabeleça um laço de confiança com o consumidor.

 

Invista na impressão

Um flyer é um produto que exige maior cuidado na hora de imprimir.Vale consultar comunicadores visuais da gráfica que escolheu para garantir que a impressão saia da forma que planejou. Lá, eles irão lhe passar detalhes técnicos que poderão lhe poupar dinheiro e futuras dores de cabeça.

 

Foco

Lembre-se: foco é a melhor estratégia para se produzir um flyer eficaz e campeão de audiência. Qualidades como um belo design, chamadas impactantes, uso apropriado da linguagem, distribuição estratégica e bom acabamento devem convergir para marcar a mensagem do seu produto, serviço ou empresa na memória do seu cliente.

E então, gostou das nossas dicas para criar um flyer de sucesso? Se conhece mais alguma, fique à vontade para compartilhar.