Como fazer uma boa apresentação utilizando cartões de visitas

cartões de visitas

Cartões de visitas são a extensão de um encontro profissional permitindo que a pessoa a quem você o entregou sinta-se confortável e livre para estabelecer contato com você. Você poderá criar conexões e relacionamentos no mercado corporativo.

Logo, é fundamental que seu cartão traduza fielmente a imagem de seu negócio e de suas capacidades profissionais.

Quer saber como se apresentar no mercado com destaque?

Desconheço o processo de criação. E agora?

Comece formulando claramente o que você quer. Pesquise referências de formatos, estética, cores. Há vários sites como o Behance, onde designers expõem seus trabalhos. Ainda que você não tenha conhecimentos da área de design, é importante que você tenha alguma noção sobre layouts para que se sinta capaz de analisar a composição estética que apresentará o seu negócio.

Procure por um bom profissional que possa desenvolver a arte para você (Em nossa gráfica, nós temos profissionais extremamente atualizados nessa área). Ao demandar a criação, transmita as informações sobre sua necessidade sempre de forma muito clara. Isso evita erros, inúmeras alterações e correções de arte além de agilizar o processo de criação.

O que não pode faltar nos seu cartões de visitas.

cartões de visitas

Definir a linha estética é muito importante. No entanto, as informações que devem ser inseridas em seu cartão também são fundamentais. Além de nome e telefone, o cartão deve ter seu cargo, endereço, e-mail e a logo da empresa. Evite utilizar o cartão para inserir produtos ou mesmo descritivo dos serviços prestados pelo negócio que você representa. Tenha em mente que o cartão de visitas não é um currículo.

Certifique-se que todos os dados descritos no cartão estejam atualizados. Em caso de mudança de telefone, por exemplo, evite rasuras. Demande a alteração da arte e uma nova produção. Lembre-se, o seu cartão apresentará o seu negócio e expõe a essência de sua marca.

 

A arte está pronta. Como produzir?

Antes de escolher uma gráfica para seu cartões de visitas, busque referências.

Existem muitas empresas no mercado.

Muitas delas com preços muito baixos e qualidade questionável.

Além disso, existem outros detalhes que afetarão sua decisão, como tipo de papéis e acabamentos.

Antes de definir sua produção, peça o portfólio de impressão da gráfica e amostras de materiais e acabamentos que já foram produzidos pela gráfica.

 

Quando entregar?

As circunstâncias para troca de cartões são variáveis. É importante que a entrega seja feita no momento certo com tato e bom senso. No caso de uma reunião de negócios, por exemplo, pode-se trocar cartões de visitas no início do encontro, durante a apresentação.

Caso o encontro profissional ocorra em um evento, após um primeiro contato e diálogo, sinta-se livre para entregar seu cartão ao término da conversa. Haja com naturalidade.

É importante ter bom senso e tato a fim de evitar gafes que prejudiquem o primeiro contato. De nada adianta ter um cartão bem-feito e bonito se você não souber o momento oportuno de utilizá-lo.

Tem dúvidas? Quer compartilhar suas ideias? Comente!

About the author 

Daniel Mantovani

Leave a Reply

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}