A partir do dia 6 de novembro de 2016 todos os celulares do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul vão ganhar um nono dígito. Saiba como isso afeta sua divulgação impressa.
Mas por que divulgação impressa, em vez de divulgação em geral?
Na verdade, a alteração deve acontecer em todas as mídias.
No entanto, em sites, redes sociais, e-flyers, e outros meios digitais, é muito mais simples realizar essa troca. Basta apenas acrescentar o número 9 antes dos seus telefones celulares (veja no final deste artigo como formatar o nono dígito em suas divulgações).
Mas e na divulgação impressa, o que fazer?
Vejo 2 situações aqui:
1. Se você já está com o material impresso.
Nesse caso, existem algumas saídas como adesivos.
Funciona para adicionar em fachadas, ou até mesmo em materiais de pequenas quantidades,
Em grandes tiragens vale mais a pena imprimir novos do que utilizar adesivos. Porém, penso que a melhor alternativa seja deixar tudo como está. Ou seja, utilizar o material sem o nono dígito mesmo.
No início vai ser muito comum, e portanto, aceitável. Seu cliente vai se lembrar de colocar o número 9, pois o assunto vai estar em pauta.
A recomendação nesse caso é utilizar esse material antigo o mais rápido possível.
E, em um futuro breve, já solicitar novos panfletos, cartões e fachadas com o telefone correto.
2. Se você vai imprimir seu material agora
Se você está lendo após o dia 6 de novembro de 2016, e for fazer seu material para sua divulgação impressa agora, a resposta é simples, basta adicionar o número 9 no seu celular. (veja no final do artigo como formatar esse número)
Se você está lendo esse artigo antes do dia 6, levanto a seguinte dúvida:
Colocar ou não o número 9 desde já?
A resposta é: DEPENDE.
Se sua divulgação for de um evento, show, teatro ou qualquer opção que tenha data próxima, recomendo NÃO colocar o número adicional.
Isso vale para empresas, produtos, serviços ou negócios locais que forem fazer uma divulgação rápida, ou seja, distribuir o material ainda em 2016.
Isso porque quem tiver acesso ao seu anúncio, pode ainda não estar sabendo da novidade do nono número. E não conseguir entrar em contato com você.
No entanto, se a sua divulgação não envolver data, ou for ser for distribuída mais lentamente, recomendo já imprimir seus materiais com o número 9 adicional.
Com especial atenção desde já para o seu cartão de visitas.
Bem…
Independente da sua decisão, uma hora ou outra você vai precisar adicionar o número extra em suas divulgações. Então, vem a seguinte pergunta:
Qual a melhor forma de formatar o número extra do seu telefone celular?
Antes de mais nada, não existe certo e errado.
O objetivo é ajudar seu cliente “ler” o número do seu telefone mais rápido e principalmente a ligar para você sem cometer erros.
Veja…
O padrão comum é falarmos o número a cada 2 ou 4 dígitos.
Na escrita, é comum separamos a cada 4 dígitos.
Por exemplo, o telefone da AGráfica fica 3077–6744
Já vi alguns designers optarem pelo ponto em vez do traço.
Ficaria assim: 3077.6744
Aí é questão de estética e de preferência.
E como fica com o nono dígito?
Alguns preferem 5 números antes do traço.
Por exemplo 9xxxx-xxxx
Mas o mais interessante é colocar o número 9 e em seguida um espaço.
Fica assim 9 xxxx-xxxx
Assim a sequência de quatro em quatro números é mantida.
No língua falada, vai ser comum falar o 9, fazer uma pausa, e em seguida o restante do número.
Então porque não utilizar assim também na linguagem escrita?
O espaço representaria essa pausa.
E quando tiver que colocar o DDD, tudo se mantém.
(xx) 9 xxxx-xxxx
E você?
Como vai formatar seu telefone celular para ajudar seu cliente?
Deixe seu comentário!