6 dicas para enfrentar a Crise

Se você está com dificuldades em enfrentar a crise, tenho algumas dicas nesse artigo.

Mas antes de mais nada, o que é Crise?

Uma definição de crise é: alteração não desejada em algum evento/acontecimento.

Sendo assim, uma crise pode ser uma briga no relacionamento, uma doença em nossa saúde, desavenças em nosso trabalho, um problema no financeiro, conflito interno, entre outros.

Por isso se fala tanto em crise no casamento, crise existencial, crise da água, crise econômica, crise financeira, etc.

 

Se a crise é uma alteração não desejada, para superar a crise precisamos direcionar a nossa atenção para fazer as coisas voltarem ao normal.

E nesse esforço, muitas vezes conseguimos não somente resolver o problema, como deixar a situação ainda melhor do que antes da crise.

Por isso, apesar de incômoda, você pode encarar a crise como um oportunidade para mudar.

E que seja mudar para melhor.

Enfrentar a Crise Econômica e Criar Oportunidades

enfrentar a crise

“Enquanto uns choram, outros vendem lenços”

Hoje, o cenário financeiro em que nos encontramos pode tanto ser ruim para alguns tipos de empreendimentos, como pode trazer progresso para outras esferas.

Por exemplo, se de um lado a venda de celulares diminuiu, por outro, os serviços de assistência desses aparelhos aumentaram, uma vez que as pessoas estão evitando novas dívidas e procurando estender a vida útil dos seus equipamentos eletrônicos.

Esse caso demonstra que até mesmo na crise, ainda é possível encontrar oportunidades de crescimento e garantir uma certa estabilidade, sem que seja necessário mudar de negócio.

Veja…

A lição aqui é saber ouvir o seu consumidor para sair da crise.

Você precisa estar atento ao que a falta de dinheiro leva o seu consumidor a fazer.

Entender quais as suas novas necessidades. E trazer a solução para ele.

Se você é do tipo de empreendedor que sempre teve o pensamento em resolver problemas do seu cliente, então com a crise nada vai mudar para você, certo?

 

Confira abaixo 6 Dicas para enfrentar a crise agora.

 

1) Seja Otimista

otimismo para superar a crise
Essa é a primeira palavra de ordem, já que, é na crise que aparecem as grandes oportunidades.

Até porque ela não durará eternamente e quando terminar, você vai sair dela mais forte, com novos processos estabelecidos, de maneira mais enxuta e a todo vapor para crescer.

 

2) Elimine os desperdícios

desperdício contra a criseProcure com atenção onde estão vindo os gastos mais desnecessários ou exagerados da sua empresa. Mas cuidado para não cortar itens importantes.

É comum na crise a empresa parar com o seu marketing.

Sendo que, na verdade, é a hora que você mais precisa divulgar (com inteligência).

 

3) Otimize o rendimento do seu Operacional

processos fim da criseEsse é um ponto crucial, isso porque, para muitas empresas o seu maior custo está na mão de obra assalariada. Em vez de sair por aí demitindo ou admitindo funcionários, prefira extrair ao máximo o que as pessoas tem a oferecer.

Organize processos e check list.

Então gerencie se tudo está sendo feito.

É importante aproveitar e otimizar o trabalho, mas sempre com o cuidado de não estar sobrecarregando os seus funcionários.

Faça reuniões semanais com eles.

Avalie se estão rendendo como devem e se você está motivando todos de uma maneira eficaz.

Ferramentas como o Toggl, calculam o tempo de cada tarefa. Assim, além de mensurar quanto tempo seus profissionais gastam fazendo suas atividades, você pode também repensar sobre todo processo e tomar providências para otimizar o trabalho.

 

4) Tenha pensamentos positivos

pense positivo sem crise

Pode parecer clichê, mas pensar positivo ajuda a motivação, a criatividade e a visualizar metas desejadas.

É preciso investir em eficiência operacional e, principalmente, em Marketing.

Estudos mostram que empresas que fazem investimentos constantes nessas áreas são aquelas que conseguem obter a melhor escalada de sucesso para desbancar a concorrência.

Você pode optar por mídias onlines como facebook e e-mail, ou pode optar por mídias offline como flyers, jornais e rádio.

Lembre-se de testar um pouco de cada uma, e mensurar qual traz melhores resultados para o seu tipo de negócio.

 

5) Seja Criativo

criatividade enfrentar a crise
Mais do que nunca, para enfrentar a crise é preciso utilizar a criatividade para inovar, apostar em novos nichos, procurar lacunas ainda não preenchidas e investir.

Lembre-se de ouvir o seu consumidor antes.

Para inovar, você não precisa necessariamente reinventar a roda.

Você pode inovar no produto ou serviço, mas também pode trazer novidades para sua estrutura, sua loja, fachada e ambientes internos.

E você não precisa gastar muito para isso. Use a criatividade também para encontrar meios que permitam a inovação, gastando o menos possível.

 

6) Saia da sua zona de conforto

zona de conforto lutar crise

Pessoas diferentes vêem as coisas de outra forma.

Converse com pessoas diferentes das que costuma conversar.

Isso não quer dizer que você precisa abandonar o seu ciclo de conhecidos atuais.

Mas sim que você deve adicionar novos pensamentos à sua vida. Quem pensa diferente consegue observar situações e possibilidades que podem impactar diretamente no seu futuro.

“Sair fora da caixa” é imprescindível em tempos de crise.

Você deve olhar o óbvio e repensar.

Pensar de forma diferente é sair do quadrado. Encontrar novas possibilidades. Ninguém faz uma revolução nos negócios pensando de maneira normal ou tradicional.

 

Enfrentar a crise dói…

mas encare como uma oportunidade.

Sei que isso não é uma brincadeira.

Faltar comida em casa, ainda mais quando se tem filhos, é algo totalmente desconcertante.

Mas você precisa lutar, resistir, mudar e se tornar uma pessoa melhor em todos os aspectos. Com a crise econômica, se você não se policiar, você pode acabar criando uma crise matrimonial, existencial ou de saúde.

Fique de olho nas grandes áreas: financeiro, família, saúde física, saúde mental, e espiritual.

Não deixe nenhuma sem o devido cuidado e boa sorte.


Outros Artigos que você pode gostar
Panfletos funcionam?
Deixe um comentário
{"email":"E-mail inválido","url":"Endereço web inválido","required":"Preencha os campos"}